Primeiro acho que o professor que exercita autoria, está dando um bom exemplo aos seus alunos, compartilha conhecimento, contribui para sua autoformação criando comunidade em rede onde se realizam trocas, tornando o espaço de encontro e comunicação. Penso que antes de desenvolver com alunos trabalho via blog, todo professor deveria ser um blogueiro, ter seu blog pessoal. Projetos desenvolvidos com blog favorecem a autonomia, competências para o trabalho colaborativo, autocrítica, construção do próprio conhecimento, entre tantas vantagens.
As palavras que abrem este post são de Marli Fiorentin (professora, blogueira) e vem como resposta à questão Por que que todo professor deveria ter um blog?
Posso dizer que sou uma "prova" do que diz Marli: criei o Ufa! Me tornei blogueira e comecei a compartilhar com os alunos alguns espaços. Tem sido um desafio!
No vídeo que segue, a professora Sonia Bertocchi faz considerações interessantes sobre o uso de blogs mediando a aprendizagem.
A ideia de ser autor (a) te agrada? E de partilhar conhecimento? E de participar, efetivamente, da nossa rede online?
Demanda certo tempo. Sim.
Nada de mais...
Vamos tentar?
:: :: :: :: :: :: :: :: :: ::
Este texto foi publicado originalmente no Elisa em rede: grupo de estudos! Se quiseres saber mais sobre esse grupo vale a pena visitar o blog, tem muito material interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Como enviar comentários?
Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.