quinta-feira, 1 de março de 2012

Fórum 1 - LP




Depois de ler os  "Olhares sobre a língua portuguesa", vem participar do Fórum 1 - LP:

Como  aprendeste tua língua? Qual o papel de tua família e da escola nessa aprendizagem?

Alguns modos de falar sofrem preconceitos. Na tua opinião, por quais razões isso acontece?

Deixa tua contribuição nos comentários.

7 comentários:

  1. Bom acho que a lingua a gente aprende em casa desde criança e vai aperfeiçoando na escola.
    A familia tem um papel fundamental, pois é ela que nos ensina nossas primeiras palavras.
    Algums modos de falar sofrem preconceitos, porque não é o modo formal que está na gramática,as pessoas acham que porque uma pessoa fala de maneira diferentre está errado e essa pessoa não tem muito conhecimento.
    Em algums cargos profissionais por exemplo temos a necessidade da fala correta profissionais como professores e advogados que usam sua fala na transmição do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Na escola a criança aprende a lingua portuguesa e aprende a falar corretamente o português.O papel da familia é ajudar a criança a falar.Existem muitos preconceitos de falar corretamente.Pois a maioria das pessoas preferem falar com gíria e não falam de maneira formal só em alguns momentos,em alguns lugares.

    ResponderExcluir
  3. Lidia Jardim etapa 112 de abril de 2012 às 17:05

    Que a cada dia aprendemos juntos,e ouvindo com articulações da fala , e na escrita.Quanto á escola aprendi de um modo que pude realmente aprender aprendemos,no nosso dia a dia , lendo muito.As vezes no modo de falar a pessoa e se expressa de forma errada , sendo mal interpretado e com isso sofrendo por não saber se expressar,ou por ter conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Alba Bittencourt- etapa I12 de abril de 2012 às 17:23

    Eu aprendi na convivência diária, ouvindo e assistindo tudo o que se falava. Minha família foi responsavél por boa parte desse processo de construir a minha linguagem, os erros que erdei me incentivou a pesquisar para aprimorar o meu modo de falar. Mas confesso que tenho outras influências, que naturalmente foram se anexando ao meu modo de falar.
    Acredito que a linguagem sofre preconceito por ela identificar um grupo, que aos leigos não se faz entender.Um exemplo é o modo dos jovens que tem uma forma própria de se comunicar e nem sempre é bem vista pelos mais velhos. Mas o problema real são as gírias sem dicionário que tradusa ou decifre o que foi dito.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, muito bom saber o que vocês pensam sobre as questões propostas no fórum!

    É bom excelente espaço de diálogo!

    Esteja sempre aqui!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas! Bem, acredito que a aprendizagem da língua vem do meio em que vivemos, primeiramente em casa com nossos pais, depois na escola, com o contínuo estudo das regras gramaticais. Alguns modos de linguagem sofrem sim preconceito, por não serem "normativamente corretos", já que dependendo do nosso grau de conhecimento da linguagem formal é que somos geralmente classificados por este ou aquele grupo como cultos ou incultos. Mas não se pode criticar a maioria, pois sabemos que politicamente a educação não tem o valor que deveria, e portanto o interesse pelo saber da norma vem do indivíduo que busca melhorar sua qualidade de vida.
    As meninas logo acima disseram tudo!
    Abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  7. ALDA ETAPAIII. Aprendi nossa lingua no convivio do dia adia conversando com pessoas endagando de minha avo que na epoca em que aprendi a ler,era muito rigorosa com nosso vocabulario.Mas comtudo minha familia ajudou bastante. O modo vulgar de como algumas pessoas falam sem respeitar,sem ter qualquer que seja um pouco de pudor na sua conduta,as pessoas tem que treinar seu vocbulario,ou melhor,ate mesmo eu tinha uma certa dificuldade na pronuncia da algumas palavras .Bom so tenho a dizer a vcs que mesmo com um pouco de erro reconheço que a cada dia estou me aperfeissoando combase em leituras feitas diarimente,coisa que antes nao tinha o costume de fazer ,acho muito isso me faz muito mais feliz.Era isso que eu tinha para dizer.BJS para todas.

    ResponderExcluir

Como enviar comentários?

Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.

A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.