No livro Ensino da língua materna - para além da tradição, organizado por Maria Luisa Xavier e Maria Isabel Dalla Zen, encontramos vários artigos fundamentais para quem trabalha com práticas de linguagem.
Destaco o que inicia a obra: Ensino da língua materna: princípios orientadores, escrito por uma das organizadoras (Dalla Zen) e que deve inspirar nossas práticas relacionadas ao ensino da língua materna.
A apresentação que segue tem por base, especialmente, esse texto:
Ensino da língua maternaRefletindo sobre aulas de língua portuguesa nos anos iniciais, que "mofos", ainda, precisam ser retirados? Por que é necessário retirá-los? Como fazer isso?
Deixa tua contribuição nos comentários!
expor nossos alunos a uma diversidade de textos e fundamental para o bom uso da linguagem porem o professor tambem deve estar em constante aprimori sem vicios ou "mofos"uma aula atraente e dinamica desperta o interesse dos alunos
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirPrecisamos retirar os "mofos" como escrever uma redação apenas para a professora ler, sem nenhum aproveitamento além disto, ensinar de forma tradicional e repetitiva a lingua portuguesa, é muito importante que como futuros educadores agente esteja sempre nos renovando e podendo assim levar isto para nossos alunos, assim como se queremos que nossos alunos leiam, precisamos ler para transmitir este gosto para nossos alunos.
Tbm esta é minha primeira idéia sobre os "mofos"!!!
Abraços*-*
Bom Dia
ResponderExcluirtemos que monstar para as crianças
um mundo totalmente diferente.
Sem aulas "repititivas",sem "mofos"
trazendo o interesse do ALUNO para
dentro da aula.
Devemos estular nossos alunos a desafiarem a leitura com aulas mais dinamicas mais emocionantes ,mais diversificadas tirar os " mofos",é fazer diferente ousar da criatividade dispor novos desafios a cada aula dada ,para que possamos cada dia chegar com uma novidade diferente.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirDevemos eliminar os mofos. Como ler só para achar respostas completas, fazer redações só para a professora corrigir.
Os alunos precisam entrar em contato com varios tipos de textos.
O professor tem que ser inovador sair da repetição, provocar os alunos, propor desafios.
Meninas!
ResponderExcluirMuito legais as contribuições de vocês!
Com certeza, as aulas de língua portuguesa que vão planejar serão bem arejadas, com muitas minhoquinhas para serem "implantadas" nas cabeças das crianças.
Ensinar língua potuguesa é refletir sobre a língua! Não esqueçam!
Confio no potencial de vocês! bjs
Professora Suely li todos esses da Lingua Portuguesa , aprendi muito lendo isso hoje de tarde! bjbj
ResponderExcluir