sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alfabetário, livros online: os caminhos percorridos


Para chegar nos livros online Alfabeto Maluco e Beto & Alfa: junto & misturado, percorremos os caminhos que seguem, a partir da obra  Alfabetário, de José de Nicola.

Inicialmente, trabalhamos em grupos organizados de acordo com a inicial dos nomes. Esses grupos ficaram responsáveis pela apresentação do poema correspondente a cada letra, estavam em jogo a criatividade e a expressividade.

Em seguida, cada aluno criou um texto para a inicial do nome.

Chegou o momento de lermos A roda de Carlos, poema que encerra o Alfabetário,  e investigamos a intertextualidade com Quadrilha, de Drummond.

Mais um desafio: parodiar o poema final.

Textos criados, era tempo de editar o livro online - deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena!

Como foi esse processo? Escaneei os poemas, tendo o cuidado de digitá-los para garantir a leitura, pois alguns, devido ao material usado na escrita, perdiam um pouco a qualidade.

Usei o word para elaborar o trabalho, depois salvei em pdf .

Finalmente, experimentei  o Issuu e o Camaléo - sites que facilitam a criação de livros online. Os dois funcionam de forma semelhante e muito intuitiva: basta fazer um cadastro (um email e uma senha são suficientes) e importar o pdf.

Esse procedimento gera um arquivo em flash - com url e código html (para inserir em blogs) -,   em que podemos  navegar virando as páginas e ouvindo o som como num livro de papel...

Quem se atreve a usar esse recurso no estágio, publicando os textos das crianças?

Está lançado o desafio! Vamos tirar os mofos das nossas práticas, criando situações de produção textual em que estejam garantidas as condições didáticas da escrita?


** ** ** ** ** ** **

Atualização (20/04/12)

Minha amiga Fátima Franco, no Google+, fez duas sugestões que trago para cá, a fim de estender mais fios na trama intertextual que começamos a tecer com A roda de Carlos, Quadrilha, os poemas d@s alun@s da 21 A:



3 comentários:

  1. É um desafio e tanto visto que ainda não domino estas tecnologias. Mas vou tentar me atrever a isso no estágio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, adoro gente atrevida!!!
      Estou aqui pra ajudar no que precisares...
      Se quiseres, podes postar aqui no blog e divulgar pra crianças o endereço. Com certeza. elas vão adorar!!!
      E eu também!!!
      Beijos

      Excluir
    2. Achei muito legal a ideia de postar no blog e divulgar o endereço prás crianças. Vou correr atrás disso no estágio. E muita grata pela disponibilidade em ajudar pois creio que vou precisar sim do seu auxílio!!
      Beijos!!

      Excluir

Como enviar comentários?

Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.

A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.